sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Deputado espera do governo responsabilidade para com as pessoas com Hepatite C

O deputado Chico D'Angelo
Em agosto, o deputado federal Chico D'Angelo (PT-RJ) questionou (veja aqui) o ministro da Saúde, Ricardo Barros, em audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados. Enviamos três perguntas ao deputado sobre a incorporação de novos medicamentos para hepatite C no Brasil. A seguir, confira as perguntas enviadas e as respostas de D'Angelo:

O que o senhor espera deste governo em relação a incorporação de novos medicamentos para a hepatite C?
Espero que o governo atual tenha responsabilidade e compromisso com a saúde pública, principalmente com aqueles que têm Hepatite C.

Atualmente, o principal medicamento para a hepatite C no Brasil custa em torno de US$ 3,000 o tratamento. O senhor acredita que o licenciamento compulsório pode ser uma solução para baratear os custos desta droga?
Já tivemos experiências positivas com licenciamento compulsório na época do ministro José Gomes Temporão. Seria uma forma de garantir acesso universal ao medicamento para tratamento da Hepatite C.

Como o parlamento pode ajudar a pressionar o governo em relação à melhoria do acesso ao tratamento para a hepatite C?
Esse "governo" atual tem uma maioria muito grande no Congresso. A forma como nós, deputados de oposição, podemos agir é cobrando mais audiências públicas, fazendo discursos em plenário para denunciar os abusos que andam acontecendo, apresentando ofícios e usando das ferramentas que temos para tentar sustar essas ações do governo que prejudicam a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C ...