quinta-feira, 29 de junho de 2017

Três projetos de lei sobre hepatites tramitam na Câmara dos Deputados

Levantamento de projetos de lei (PL) em tramitação na Câmara dos Deputados encontrou apenas três PL com a temática das hepatites virais.

Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), não foram encontrados projetos relevantes envolvendo a temática.

O levantamento foi feito nos sites oficiais de ambas casas legislativas.

Segundo Rodrigo Pinheiro, presidente do Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo (FOAESP), o levantamento teve por objetivos “avaliar a possibilidade de propor a discussão por meio de audiências públicas e da proposição de novos projetos, que contemplem as demandas atuais”.

Confira abaixo os projetos em tramitação na Câmara dos Deputados:

PL 7651/2014Dispõe sobre a proibição de toda e qualquer forma de discriminação aos portadores de Hepatites Virais, em especial os portadores de Hepatite C.
Autoria: Deputada Maria Lucia Prandi – PT/SP
Situação: Pronto para pauta na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).

PL 3870/2015Institui o Julho Amarelo, a ser realizado a cada ano, em todo o território nacional, no mês de julho, quando serão efetivadas ações relacionadas à luta contra as hepatites virais.
Autoria: Deputado Marcos Reategui – PSC/AP
Situação: Pronto para pauta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC).

PL 7628/2014
Acrescenta inciso ao Art. 20 da Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990, para autorizar a movimentação da conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) quando o trabalhador ou qualquer de seus dependentes for portador das formas crônicas das hepatites B ou C.
Autoria: Deputado Dr. Jorge Silva – PROS/ES
Situação: Apensado ao PL 5356/2013.

Na busca feita pelo FOAESP, foram identificadas frentes parlamentares, tanto no Congresso Nacional, esta coordenada pelo deputado federal Marcos Reategui (PSD-AP), quanto na Alesp, coordenada pelo deputado estadual Carlão Pigmatari (PSDB).

“Vamos marcar reunião com os coordenadores destas frentes e fazê-las caminhar”, afirma Rodrigo Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C ...