quinta-feira, 26 de julho de 2018

Projeto de Lei deve garantir diagnóstico e tratamento a PPL em São Paulo

Sanchez, Caminada, Pinheiro e Whabe: foco nas pessoas privadas de liberdade

Um Projeto de Lei (PL) para garantir diagnóstico e tratamento de HIV, hepatites virais e tuberculose às pessoas privadas de liberdade (PPL) será elaborado por um grupo de trabalho (GT) formado por governo e sociedade civil. Este foi um dos principais encaminhamentos da reunião realizada na terça-feira (17/07), no gabinete da Deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), presidente da Frente Parlamentar de Enfrentamento às IST/HIV/AIDS da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A população privada de liberdade é uma das mais vulneráveis a estes três importantes agravos à saúde. As PPL foram elencadas pelo Estado de São Paulo como prioritárias para o diagnóstico e tratamento da hepatite C. O PL deve ser apresentado ainda em 2018.
Estavam presentes a Chefe de Gabinete Carolina Whabe e o Assessor Parlamentar Thiago Sanchez, representando a deputada, a coordenadora do Programa Estadual de Hepatites Virais (PEHV-SP), Sirlene Caminada, e Rodrigo Pinheiro, presidente do FOAESP.
Na reunião foi feita uma análise da situação das hepatites virais junto à frente parlamentar. No Estado de São Paulo, 5 mil pessoas com novos diagnósticos de hepatite C estão à espera de tratamento. “Atualmente, quem recebe o diagnóstico da hepatite C no Estado não tem acesso ao tratamento por falta de medicamentos que devem ser fornecidos pelo Ministério da Saúde”, afirma Pinheiro.
O gabinete da deputada sugeriu que sejam repetidas com o sindicato das manicures as ações de capacitação e testagem que serão realizadas em parceria entre FOAESP, PEHV-SP e o Sindicato dos Comerciários de São Paulo neste Julho Amarelo. Ação semelhante deve ainda ser desenvolvida na Coordenadoria do Idoso.
Outro encaminhamento é incorporar às atividades do Dia Mundial de luta contra a AIDS ações de capacitação, diagnóstico e tratamento da hepatite C aos funcionários da Alesp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C e Coinfecções O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C ...